No final de 2005, pedi demissão da On Line, editora onde tinha trabalhado antes de me mudar para a Escócia e, por medo de ficar desempregada muito tempo, lugar para onde voltei assim que coloquei os pés em terras brasileiras. Lá, eu trabalhava no núcleo de decoração e escrevia matérias específicas sobre todos os ambientes da casa - cozinha, banheiros, salas, salas de tv - e, principalmente, sobre quartos de bebê e crianças.
Durante os dois anos seguintes à minha saída, atuei como jornalista free lancer tanto para a On Line, como para outras editoras que tinham publicações sobre decoração, arquitetura e paisagismo. Em 2008, misteriosamente, parei de receber trabalhos da On Line e como estava focada em ser mãe acabei não me importando e desencanando de ir atrás de outros "freelas".
Foi justamente nesse período que a Fê, minha super amiga e também jornalista, me convidou para ser sua sócia em um site sobre carreira na área de Tecnologia da Informação, já que o Fá, seu marido e sócio, estava partindo em busca de novas oportunidades profissionais e não poderia continuar com o IT Careers (www.itcareers.com.br).
Apesar de não ter muita noção do que TI significava naquela época aceitei o desafio e juntas começamos um brainstorming para fazer o site dar certo. Infelizmente, muitas das nossas boas ideias se perderam pelo caminho, atropeladas pelos afazeres do cotidiano, embora o site permaneça cumprindo a sua missão de "fornecer notícias e informações sobre carreira, formação, certificações, vagas e movimentação de mercado por meio de uma cobertura jornalística isenta e qualificada". Hoje, dividimos a atualização do site nos dias da semana, ficando a Fê responsável pelas segundas e quartas e eu pelas terças e quintas. Já para as sextas, fazemos um rodízio.
Na busca por notas interessantes para serem publicadas, me inscrevi em sites de divulgação de conteúdo. Para os jornalistas que estão começando, duas opções legais são o Comunique-se (www.comuniquese.com.br) e o Maxpress (www.maxpress.com.br). Lá, nós encontramos releases (nome dos textos de divulgação no jargão jornalístico) sobre os mais variados assuntos, que podem ou não virar uma matéria. É através desses sites também que as assessorias de imprensa e os departamentos de comunicação das empresas têm acesso aos e-mails dos repórteres e acabam lotando nossas caixas de entrada com muitas mensagens úteis e também com outras tantas sem utilidade nenhuma, já que nada têm a ver com os assuntos abordados pelo nosso site.
Foi justamente uma dessas mensagens "nada a ver" que recebi nesse domingo que passou no meu e-mail do IT Careers. A mensagem, que tinha como remetente www.minitabua.com, chamou minha atenção, assim como o seu título "Minitabua Box- Lavação de roupa íntima durante o banho com eficiência!". O e-mail, de fato, jamais será publicado em um site sobre carreira na área de TI, mas acredito que ele deve ter alguma chance em uma outra publicação. Afinal, é no mínimo curioso o que passou na cabeça da pessoa que investiu tempo e dinheiro em tal criação: uma espécie de tanque vertical para ser colocado na parede do box para as mulheres lavarem suas roupas íntimas.
Não sei se o departamento de marketing da "Minitabua Box" vai achar bom ou não, mas, apesar do e-mail não ter rendido uma notinha no IT Careers, ele pelo menos rendeu boas gargalhadas pela inacreditável coragem e criatividade de seu idealizador, além de um post no meu blog!
PS: Para quem gostou do produto, o anúncio acima tem todas as informações para adquirir o seu!